Follow Us @soratemplates

sexta-feira, julho 29, 2016

Feminismo: você realmente faz parte?


Durante muito tempo existe uma disputa de conhecimento entre pessoas de fora e dentro do feminismo - esse cuja luta se dá pela necessidade de equidade entre os gêneros, e isso em quesitos sociais, econômicos e políticos. O motivo de tudo isso é que existem algumas mulheres que possuem ideais que não são compatíveis com o movimento e ainda sim persistem em se nomear feministas - o que causa a degradação do movimento, o reforço de estereótipos socialmente constituídos e estimulados, e também a noção de que tudo o que se vê na mídia é o que há.

Feminismo vai além de casos isolados ou grupos extremistas que vez ou outra aparecem na mídia onde pode-se ver mulheres defecando, urinando ou mesmo agindo como animais. Esse feminismo não representa todas nós! Feminismo não é só o que aparece em sua tevê, é luta diária. É, também, a necessidade de preocupação com sua semelhante . Por isso, é importante que saia de sua zona de conforto e vá além do que lhe é estipulado, porquê seja quem você for, você também será beneficiado por essa luta.

Aos leigos, feministas são mulheres que seguem os ideais propostos por tal movimento, lutando diariamente pela causa, uma vez que reconhecem que precisam da mesma. Nenhum movimento social reconhece indivíduos que colaboram para a degradação do mesmo, manchando seu nome. Portanto, pessoas com atos como estes não podem ser consideradas e nem vistas como tais.

O movimento possui diversas vertentes, e algumas delas não aceitam presença masculina. Porém, isso não é a verdade absoluta sobre todas. Em algumas vertentes e/ou grupos, homens são bem-vindos desde que reconheçam seus lugares e percebam que não estão ali para protagonizar a luta, e sim aliar-se a ela.
Feminismo não é algo que beneficia única e exclusivamente a figura feminina uma vez que sua função é reparar erros antigos (e ainda presentes nos dias atuais) para que mulheres e homens estejam unidos frente á aclamada igualdade de gênero. Com isso, homens e mulheres são beneficiados, assim como a sociedade em geral.

A aceitação do homem em meio feminino nem sempre é possível, o que é totalmente aceitável uma vez que mulheres dentro do feminismo podem se sentir acoadas na presença masculina por terem sido vítimas de outros homens, e suas companheiras devem apoiar tal decisão como ato de respeito, sororidade e solidariedade.
Por mais que existam homens que apoiam a causa e aliam-se á luta, alguns insistem em se denominar ''feministos'' ou ''homens feministas'' - o que é totalmente errado uma vez que este conceito nem sequer existe. Feminismo é luta feminina e mesmo que um homem compreenda os ideais que o movimento tanto defende, ele nunca poderá sentir em sua própria pele o que sentimos porquê ele não é uma de nós.



2 comentários:

  1. Falou pouco mas falou bonito! Ainda estou conhecendo um pouco sobre o movimento. A mídia hoje em dia usa o título 'feministas' ou 'feminismo' para mostrar em rede mundial as mulheres que chegam ao extremo em seus protestos, e com isso, passam a imagem de que o feminismo é somente aquilo, o que eu acho muito errada, pois uma vez estava conversando sobre isso e a pessoa virou pra mim e disse: "Ah, são aquelas mulheres que saem para as ruas sem roupa né?". Penso que seria bem interessante se a mídia mostrasse o real significado do movimento e não tentasse fazer com que todos tenham uma visão errada sobe ele. Adorei o post!
    xoxo'

    Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que lutamos, mana!! Fico muito feliz por você estar crescendo como mulher e também como pessoa e abrindo seus horizontes. Mais feliz ainda por poder participar desse crescimento. Isso é muito bom! Seu comentário foi de extrema importância e quero que se sinta a vontade para acrescentar coisas que sempre passam despercebidas e também a fazer críticas que sejam construtivas. Tudo isso ajuda (e muito) no crescimento do blog. Grande beijo e continuemos firmes e fortes na luta! ��

      Excluir